martes, 24 de noviembre de 2009

O MUNDO PORTUGUES

O MUNDO
Aproximadamente quatro bilhoes e meio de evoluçao Terreste. Pré-história, história, idade média e contemporanea. Era Espacial! - Pelo menos trezentos mil anos de evoluçao humana. Século XXI. 2009/2010. Somos sete bilhoes de habitantes neste minúsculo, porém, riquíssimo planeta azul com a maior bio-diversidade da Galáxia.
- (na minha humilíssima opiniao) - Evoluímos! Somos os primatas Onipotentes e senhores do mundo e de alguns míseros kilometros do Universo. Ao menos ja colocamos os pés na lua, uns 384.000km.
Paradoxalmente, somos os seres mais importantes e, também, o pior de todos os males. Se vivemos na Era espacial e da nanotecnologia, por que nao somos capazes de criar uma sociedade menos heterogenea? Nao quero aludir ao Socialismo utópico de Carl Max e Engels porque acredito que o homem nao tem a nobreza suficiente para adotá-lo verdadeiramente.
Tampouco tenho nada contra o Capitalismo de Adam Smith e seus multi-bilionários representantes na lista da revista Forbes. Ricos e pobres vao sempre existir. Se todos tivessem dez milhoes de dólares, quem iria varrer as ruas e recolher o lixo?
A pobreza é aceitável. Ninguém precisa de um Rolls-Royce, de um yatch ou de um Lear-Jet para viver. A única coisa que é socialmente e moralmente inaceitável é a miséria humana.
Supostamente imagina-se que um político é político exatamente porque pensa assim. Mas uma quantidade gigantesca de pessoas ainda vivem na miséria absoluta e morrem de fome e inaniçao todos os dias. As imagens de uma África famélica e de adultos e crianças buscando o que comer no lixo como ratos e abutres em uma Asia e América Latina igualmente miserável, falam por si só.
Também nao podemos esquecer a total pobreza intelectual. O desafio mais difícil.
Se toda forma de Poder é capaz de corromper e os líderes políticos nao encontram uma soluçao para erradicar a miséria do Planeta, só resta uma alternativa. Ou esses miseráveis se rebelam e tomam o poder e estabelecem a Anarquia antes que também se corrompam, visto que é intrínseco corromper-se,ou, o mundo nao tem realmente soluçao.

No hay comentarios:

Publicar un comentario